16 de fev de 2011

Teatro de Sombras





O teatro de sombras é uma arte muito antiga, originária da China e se espalhou pelos países da Europa. Existe uma lenda chinesa a respeito do teatro de sombras. 

Diz a lenda que no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário, seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz. Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que: “fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade.

Fazer figuras na parede com sombras rompeu o tempo e fronteiras justamente por ser algo lúdico, divertido e relativamente fácil de fazer: basta uma luz, um lugar escuro e uma ou duas mãos habilidosas. Não é à toa que existem hoje em dia pessoas que se dedicam a essa arte e fazem turnês mundo à fora mostrando as mais diversas silhuetas de animais e de personalidades (veja o vídeo abaixo).


fontes: 
bomhumor.com.br
interactividade.tripopod.com