4 de abr de 2011

Talharim ao Molho Funghi



Bom dia!  
Hoje, trouxe uma dica de receita deliciosa, que é excelente para receber os amigos em casa ou para comemorar aquela data especial com o amor. O prato é cheio de charme, tem sabor incomparável e um preço bem acessível: Talharim ao Molho Funghi. Foi a primeira vez que fiz este prato e gostei muito. O funghi secchi nada mais é do que o cogumelo seco, desidratado, que teve sua origem na Itália e está cada vez mais popular no Brasil. Aqui, os mais encontrados são o Shiitake, o Porcini Italiano e o Chileno. O sabor é maravilhoso e combina perfeitamente com risotos e molhos para massas. Além disso, o cogumelo seco é rico em potássio, sódio, fósforo e vitaminas B1, B2 e B3. Meu gasto com este prato foi de mais ou menos 20,00 e deu para servir bem quatro pessoas. Achei o precinho camarada, não? Podem ter certeza de que esta massa servida com um bom vinho branco seco, será sucesso garantido entre seus convidados! Um prato saboroso, barato e cheio de elegância!

(clique na foto para ampliá-la)

Fiz esta foto do meu prato para mostrar a vocês.

Talharim ao Molho de Funghi:

Ingredientes para a primeira parte do molho:
50 gramas de funghi secchi
900 ml de água
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 cebola picadinha
1/2 xícara de chá de vinho branco seco ou meio seco
sal e pimenta-do-reino a gosto.

Ingredientes para a finalização do molho:
2 colheres de sopa de manteiga
250 gramas de creme de leite
sal a gosto
a primeira parte do molho funghi

Talharim:
200 gramas de talharim cozido
Queijo parmesão ralado.

 O preparo parece longo e complicado, mas não é! Acompanhem comigo:

Como o funghi vem bem sequinho, é necessário hidratá-lo em 400 ml de água morna, até ficar molinho, por aproximadamente 20 minutos. Depois de hidratar, escorri a água, piquei o funghi em pedaços bem pequenos e reservei. Em uma frigideira, juntei 2 colheres  de sopa de manteiga com 1/2 cebola picada em pedaços bem pequenos. Fritei a cebola até ficar dourada e acrescentei o funghi picadinho. Refoguei por mais ou menos 5 minutos e acrescentei 1/2 xícara de chá de vinho branco seco. Adicionei uma colher de chá de sal, um pouco de pimenta do reino e acrescentei 1 xícara de chá de água filtrada. Cozinhei por 10 minutos em fogo brando e reservei.

Em outra panela, derreti mais 2 colheres de sopa manteiga e adicionei o molho funghi (aquele que já estava reservado, lembram?) e 1 caixinha de 250g de creme de leite. Temperei este molho com um pouco mais de sal (à gosto) e deixei engrossar sempre mexendo. O molho está pronto!!!

Cozinhei 200g de talharim, conforme as instruções da embalagem. Em uma travessa, espalhei o talharim cozido e cobri com o molho funghi pronto. Finalizei com o queijo parmesão ralado por cima e com folhinhas frescas de salsinha


Bom apetite e um beijo grande a todos!