4 de mai de 2011

Receitinha: Muffin de Laranja Coberto com Brigadeiro



Meus sogros trouxeram da fazenda, laranjas tão vistosas e fresquinhas, que não resisti e resolvi fazer alguma guloseima com elas. Já fazia tempo que queria testar uma receita de muffin de laranja, então foi a oportunidade perfeita, pois aquelas laranjas estavam pedindo para serem usadas em uma receita gostosa! Os muffins ficaram fofinhos e perfumados, perfeitos para acompanhar aquele cafezinho ou chá da tarde. Ainda mais com o friozinho que está começando... gostoso demais! E para quem não é uma formigona exagerada como eu, pode fazer sem a cobertura de brigadeiro e polvilhar açúcar de confeiteiro por cima. Os bolinhos ficaram lindinhos e saborosos!
Beijos e até breve!

Muffins de laranja com leite condensado e cobertura de brigadeiro
Ingredientes:
4 ovos
meia xícara (chá) de manteiga
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 colher (sopa) de raspas da casca de laranja (não raspe até a parte branca, senão amarga)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:
Em uma batedeira, bata os ovos com a manteiga e o leite condensado, até formar um creme fofo. Junte o suco de laranja e as raspas e bata mais um pouco. Desligue a batedeira, adicione a farinha de trigo peneiradas e o fermento e misture delicadamente. Se você não tiver a forma para muffins, pode usar as formas de empada grandes, de 7cm de diâmetro, e forrar com forminhas de papel, aquelas maiores para muffins, mesmo. E ainda, se não tiver forminhas de papel, você pode apenas untar e enfarinhar as formas de empada. Leve ao forno pré aquecido (180°C), por cerca de 20 minutos. 

Cobertura de brigadeiro:
1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga, 4 colheres de sopa de chocolate em pó. Coloque tudo na panela em fogo baixo e mexa até começar a soltar do fundo. Apague o fogo e acrescente meia caixinha de creme de leite, mexendo até ficar homogêneo. Deixe esfriar um pouco e com a ajuda de uma colher, espalhe o brigadeiro por cima dos muffins.

(Clique na imagem para ampliá-la)