22 de mai de 2011

Receitinha: Banana da Terra Recheada de Nutella



Há uns 15 dias, quando ainda estava naquele frenesi alimentar, eu fiz uma banana da terra frita recheada de nutella, que ficou divina! Não postei aqui antes, porque "andooooo meio desligaaaadaaaa..." e acabei me esquecendo das fotos das minhas bananinhas apetitosas. Na receita original, a banana é recheada e depois empanada com uma massa fina e como eu não tinha todos os ingredientes em casa, (e estava seca de vontade de comer a tal banana recheada), fiz sem a massa de empanar e ficou ótima!


Fiz assim ó:  ainda com a casca, cortei 3 bananas da terra ao meio e retirei o miolinho delas com um descascador como este da foto ao lado (para retirar o miolo, a receita indica um utensílio que serve para retirar miolos de maçãs e abacaxis como este >>AQUI. Caso você não o tenha, como eu, utilize algo que faça a mesma função de retirar o miolinho em formato de cilindro). Depois, coloquei a Nutella em um saquinho recheei as bananas e tampei as laterais com pedacinhos dos miolos retirados. Usei óleo de canola bem quente e fritei até ficarem douradinhas. Deixei escorrendo em papel toalha e pronto! Ficou muito gostosa, mesmo sem a massa, mas ainda quero experimentar empanada, também. Servi com sorvete de creme e ficou bom demais da conta! A receita, assisti no vídeo online da Ana Maria Braga, onde ela faz o passo a passo e ensina como retirar o miolinho da banana. Abaixo, foto da minha bananinha frita, o vídeo com o passo a passo e a receita digitada. Beijos e até breve!


Minhas bananinhas!




Passo a passo Ana Maria Braga:



Receita:

Ingredientes:
4 bananas grandes, grossas e retas; 100g de creme de avelã. 
Massa para empanar: 200ml de água; 15g de fermento biológico seco; 4 claras; 2 colheres (sopa) de óleo; 1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo; 1/3 xícara (chá) de farinha de arroz; 1/3 xícara (chá) de fécula de batata; 1/4 xícara (chá) de açúcar; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 pitada de sal.

Modo de preparar:
Corte as extremidades de cada banana com casca. Depois, corte-as em pedaços de cerca de 6cm. Retire o miolo de cada pedaço de banana, de modo que fique parecendo um cilindro. Destes miolos, corte um pedacinho pequeno e reserve (será usado para fechar as extremidades de cada banana). Coloque creme de avelã em um saco de confeiteiro e preencha todas as cavidades de banana, fechando com um pedacinho de banana (reservado acima). Reserve.

Massa para empanar: numa tigela, misture água e fermento biológico seco com um batedor de arame. Junte as claras e óleo. Adicione trigo, farinha de arroz, fécula de batata, açúcar, fermento em pó e a pitada de sal. Mexa bem. Reserve por 15 minutos em temperatura ambiente e tampado. Retire as cascas das bananas, passe-as na massa (feita acima) e frite em óleo não muito quente até dourar. Escorra em papel absorvente, decore com caramelo de açúcar queimado e açúcar de confeiteiro. Sirva em seguida.