6 de mai de 2011

San Francisco: Quatro Dias Antes do Grande Terremoto de 1906.



Pessoal, encontrei este post no blog do Luis Nassif e não pude deixar de reporduzí-lo, aqui. Achei tão interessante poder observar os hábitos e um pouco do dia a dia das pessoas daquela época. As roupas, os veículos, o trânsito... é uma verdadeira viagem no tempo. As imagens têm ainda mais importância histórica, devido ao fato de quatro dias depois de elas terem sido feitas, um terremoto devastar San Francisco. Este terremoto, foi o pior desastre natural sofrido por uma cidade americana até hoje. Confiram abaixo, o texto de Luiz Lima, que fala mais sobre o vídeo. Abraços a todos!

Eis aqui um trecho do primeiro travelling cinematográfico de que se tem notícia. Trata-se de uma viagem pela Market Street, em San Francisco (EUA), filmada a partir de um cable car (externamente, são como os bondes, porém não são tracionados por motores elétricos e sim por cabos que correm sob a superfície. Notem que há um terceiro trilho na via, por onde passa o dispositivo que liga o veículo ao cabo).

A filmagem tem um atrativo à parte. Imaginava-se ter sido feita em 1905, porém hoje se sabe que foi concluída apenas 4 dias antes do terremoto que praticamente destruiu a cidade, em 1906. Devemos, portanto, lançar um olhar respeitoso a todos os homens, mulheres e crianças que aparecem nestes fotogramas - provavelmente, muitos dos personagens que enchem esta película não puderam assistir às imagens em que participaram interpretando as próprias vidas.

A trilha sonora - composta pela dupla francesa Air - veio ao mundo 92 anos depois dessa viagem. Estranhamente, parece se ajustar com perfeição às imagens que verão a seguir. Já perdi a conta do número de vezes em que assisti a este filmete, em que a aparente desordem reinante nos remete a uma liberdade há muito perdida pelos cidadãos dos Estados Unidos.