16 de jul de 2011

Berçário de Germes!





Boa noite!
A esponja que usamos para lavar nossa louça, não deveria ser chamada de esponja e sim de ESPONGERME! Você sabia que submetida à análise em laboratório, uma única gota tirada de uma esponja de cozinha em uso, chega a acumular 450 milhões de bactérias, muitas das quais têm origem fecal? Eca! Arghn! Urgh! Estas bactérias podem causar doenças graves!

imagem: selectstores.ie
Eu já troco minhas "espongermes" toda semana e faço campanha contra estes berçários de germes e bactérias, quando vou na casa de amigos e parentes e as vejo, lá na pia, ensopadas e transbordando de germes... é a visão do inferno para mim! Lendo mais a respeito deste assunto, que me aterroriza, descobri uma forma simples e econômica de manter nossa "espongerme" sem germes: O MICROONDAS!
imagem: mtbeurope.info
De acordo com um estudo publicado no Journal of Environmental Health, colocar esponjas por dois minutos dentro do forno de microondas pode matar 99% dos microorganismos. O calor, e não a radiação, é responsável pela esterilização de esponjas, disseram pesquisadores dos Estados Unidos.
superfície de uma esponja aumentada em 4000x
imagem: 
myhouseiskillingme.com

Eu faço assim:  antes de começar a utilizar a esponja umedeço a esponja, enrolo em duas folhas de papel toalha e coloco no microondas por 2 minutos. Descarto o papel toalha e pronto! Minha esponja estará livre de 99% de bactérias! Este procedimento NÃO PODE ser feito em esponjas de metal! O ideal é, mesmo com o procedimento de esterilização, que a esponja seja trocada a cada suas semanas.

Estes bichinhos fotogênicos estão na sua esponja! 


comciencias.blogspot.com
Um ótimo domingo para você e sem germes, hein?!
Fontes: bbc.co.uk
                comciencias.blogspot.com