10 de jul de 2011

Minha Estréia como Padeira!



Boa noite!
Sempre tive um certo receio de preparar pães. Ficava elucubrando sobre a receita e o resultado imaginado, sempre era um simulacro do pãozinho da padaria, sem graça e sem gosto. Eu estava errada! Tirei uma tarde agradável para testar uma receita do pão ciabatta e o desfecho da experiência foi um pão vistoso, saboroso, com crosta crocante e massa leve. Acho que o mais importante para que tudo desse certo, foi o carinho e a paciência ao preparar, e foi recompensador tirar o pão quentinho forno, levar direto para a mesa do café da tarde e saborear com o maridão! Momentos únicos, doces e cheios de significado! Faça também o seu pãozinho!

A receita é de um livro Vigilantes do Peso, com algumas adaptações feitas por mim.

Ciabatta Caseiro Light

1 kg farinha de trigo (reserve 4 C.S. para polvilhar)
3 tabletes de fermento biológico fresco
3 a 4 xícaras de chá de água morna
2 c.c. sal
1 C.S. leite em pó desnatado
2 C.S. óleo de canola

Em uma tigela, coloque a metade da farinha e o fermento biológico dissolvido em 1 xícara de água morna. Misture até obter uma papa mole. Cubra o recipiente com um pano e mantenha em local seco por 15 minutos para fermentar.

Acrescente o restante dos ingredientes e adicione a água aos poucos, enquanto mexe, até ficar consistente, quase soltando da mão ou da colher de pau. A massa não pode ficar mole nem seca demais. Cubra com um pano e mantenha em local seco por 25 minutos para aumentar de volume.

Polvilhe com a farinha de trigo reservada, uma superfície de trabalho e vire a massa. Divida-a com uma faca em três partes iguais. Transfira cada parte para uma fôrma retangular de assar pão, untada e polvilhada. Cubra com o pano e mantenha em local seco por 15 minutos para crescer novamente, antes de assar.

Preaqueça, enquanto isso, o forno a 220º C. Asse os pães por cerca de 25-30 minutos, até a crosta ficar firme, embora se mantenha branca até o final. Cada pão rende cerca de 16 fatias.

Você pode manter em sacos plásticos no refrigerador por 3 dias ou no freezer por 2 meses.

- 104 calorias por porção (1 fatia).