20 de jul de 2011

Petit Gateau, Aniversário da Lulu e Novo Layout!



Bom dia a todos! 
Perceberam que o Cantinho está com novo layout?! Ainda haverão algumas alterações, mas basicamente, esta será a nova carinha do blog. Mudar faz bem e renova! Depois quero a opinião de vocês, ok? Enviem seus e-mails!

Este fim de semana, em comemoração ao aniversário da Lulu, preparei Petit Gateau, que de "petit" não tinham nada.  Minha intenção foi fazer um "Big Petit Gateau" para colocar enfetinhos fofos e uma velinha para cantarmos os parabéns para a aniversariante. Assei em forminhas de empadas de 8 cm de diâmetro e os bolinhos ficaram do tamanho de mini-bolos. Muito fofo! Mas, se você preferir o tamanho tradicional, pode utilizar aquelas próprias para petit gateau ou de empadinha de tamanho comum. Esta receita é minha preferida e não tem erro, basta seguir o passo a passo e ter paciência na hora de assar. 

Acompanhem a receitinha: 
(rende 12 bolinhos pequenos e 5 grandes)

400 gr de chocolate meio amargo
4 colheres de sopa de manteiga
100 gr de açúcar refinado (1/2 xícara de chá)
4 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada
4  ovos inteiros
4 gemas de ovo 

Vamos fazer?
Primeiro, derretemos o chocolate com a manteiga no microondas por, aproximadamente, 4 minutos em potência fraca. Misture bem e reserve. Separe as 4 gemas e passe pela peneira (as quatro claras que sobraram podem ser utilizadas em receitas como esta --> AQUI porque não vale desperdício né, gente?!).

Bata os ovos inteiros, as gemas peneiradas e o açúcar, na batedeira, até ficar claro - por cerca de 5 minutos. Deligue a batedeira e acrescente o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula. Unte as forminhas e enfarinhe (bata o fundo da forminha na bancada para retirar o excesso de farinha). Coloque a massa  sem preencher toda a forma, deixando mais ou menos 1 dedo sem massa. Pré-aqueça o forno e leve para assar de 5 à 7 minutos. Eu coloco as forminhas dentro de uma forma maior, daquelas de bolo, mesmo. Isso facilita na hora de retirar e evita que bolinhos assem desnivelados. 

Sabe aquela calda maravilhosa que escorre quando cortamos o bolinho? O segredo é retirar quando estiver com borda cheia de furinhos e o meio bem molinho. Assim:


Você não poderá descuidar do forno, porque se ficar um pouquinho a mais que o necessário, assará o bolo por completo e a calda já era! Passe uma faquinha em volta do bolinho para ajudar a desinformar. Vire o petit gateau diretamente no prato que será servido, acompanhado com sorvete de creme, baunilha ou morango. Os três sabores ficam deliciosos! 

Dica: Você pode congelar o petit gateau cru direto nas forminhas. Cubra com com filme plástico e coloque no freezer. Quando quiser comer descongele totalmente, até ficarem em temperatura ambiente. Depois, basta levar ao forno e seguir o mesmo procedimento acima, para assar.

Agora, as fotos! Clique para ampliá-las.