29 de jun de 2012

Tortinhas de Salmão com Cebolinha


Somente 4 ingredientes para um lanche delicioso e rápido! A ideia é do progama "4 ingredientes", da GNT. Estou gravando todos os episódios para não deixar de assistir a nenhum. Gosto do conceito de lanches, refeições e sobremesas, simples e fáceis de fazer. Dicas preciosas para quem anda correndo de coisas complicadas e demoradas, como euzinha, aqui. Fica uma delícia e é "facim, facim"! 

Tortinhas de Salmão com Cebolinha:

Para as cestinhas:

Massa folhada (comprei pronta e congelada no supermercado - esta aqui) 
Cortador de biscoito redondo (ou xícara ou copo que sirva como cortador).
Forma para cupcakes (você pode usar a forma para empada. As tortinhas ficarão um pouco menores, mas gostosas do mesmo jeito).

Para o recheio usei:

+ ou - 300 g de salmão assado ou grelhado. (as opções de recheios são muitas: frango desfiado com requeijão, creme de milho, presunto e queijo, banana com canela e mel, banana com chocolate, goiabada com cream cheese, brigadeiro... enfim, tudo o que seu paladar mandar!) 1 fio de azeite; 1 caixinha de creme de leite; sal e pimenta a gosto; cebolinha picadinha (usei bastante). Na panela, refoguei o salmão com sal e pimenta e fio de azeite. Depois, acrescentei o creme de leite aos poucos, em fogo baixo e fui mexendo até formar um creme. Acrescentei as cebolinhas picadas, misturei e pronto. 


Para montar estas belezuras, foi simples: deixei a massa fora da geladeira por uma hora, para descongelar, conforme instruções da embalagem. Polvilhei farinha de trigo em uma bancada, abri a massa com o rolo, cortei círculos de mais ou menos 8 cm de diâmetro e coloquei nas forminhas.



Dentro das "cestinhas" coloquei 2 colheres de sopa cheias do creme de salmão e levei em forno pré-aquecido a 180°, por mais ou menos 15 minutos. Fiquei de olho e quando as bordinhas e o topo, ficaram corados, já estava pronto! Queijo parmesão ralado por cima não teria sido uma má ideia... da próxima não esqueço!